As três grandes fases da gestão empresarial

A gestão empresarial no mundo ocidental, é caracterizada pela existência de três grandes fases:

Fase da Produção - Iniciou-se com a Revolução Industrial e findou depois da Primeira Guerra Mundial. É uma fase caracterizada pela explosão da procura, facto que levou ao forte crescimento das empresas. É uma fase caracterizada pelo Taylorismo e pela produção em Massa. Os empresários não têm uma preocupação em atender às necessidades dos seus clientes. A sua única preocupação é em produzir produtos com o mínimo de qualidade e a um preço aceitável para que se possam vender.

Fase das Vendas - A Grande Depressão trouxe a necessidade de "pensar" a venda. Com a procura retraída, a "arte de vender" tornou-se a preocupação essencial para as empresas ocidentais. As empresas iniciam os programas de formação aos seus comerciais. Aqui, começa a luta pela atenção dos clientes.

Fase do Marketing - A última grande fase da gestão empresarial chegou com o final da Segunda Guerra Mundial. Nesta fase começou a desenvolver-se uma nova consciência empresarial, pois agora as necessidades dos clientes são o centro da atenção empresarial. O objectivo das empresas é satisfazer os seus clientes, para com isso poder continuar a crescer. É uma fase caracterizada também por intensa concorrência.

Ainda é cedo para avaliarmos se estamos a entrar ou não numa nova fase. Pessoalmente, penso que a gestão empresarial enfrenta novos desafios surgidos com a hiper-competição global. E existe uma grande diferença face a todas as fases anteriores: na última década, a sociedade da informação trouxe-nos a sociedade do conhecimento. O acesso à informação quase ilimitada é hoje possível através da Internet. E o cliente tornou-se mais poderoso ainda. Que efeitos se farão sentir na Economia? Este é um tema a ser desenvolvido mais à frente neste Fórum sobre Competitividade.

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