Competitive Intelligence (Inteligência Competitiva)

Em 1986, foi fundada nos EUA a SCIP - Society of Competitive Intelligence Professionals, com o objectivo de promover e difundir a prática da Inteligência Competitiva (IC) nas empresas, assim como obter o reconhecimento/estatuto de professional para todo aquele que trabalhe nesta área. Actualmente, a prática de IC está-se a difundir por toda a Europa, com especial destaque para a Alemanha e França.

Uma definição mais alargada de IC define-a como sendo a acção de recolher, analizar e aplicar informação sobre produtos, clientes e concorrentes, com vista a satisfazer as necessidades de planeamento de uma dada organização tanto no curto prazo como no longo prazo.

A IC distingue-se de qualquer outro método de recolha de informação utilizado por uma empresa, pois utiliza esta informação para perspectivar cenários de evolução para a empresa e o mercado, ou seja, os dados são utilizados para perspectivar tendências e planos de actuação. Assim, a IC é também utilizada para identificar ameças e oportunidades nos mercados.

Fonte: SCIP e Wikipedia

Comentários