Modelo dos 7 S´s da McKinsey

O desempenho de uma organização depende de quê? Quais as variáveis internas que podem afectar a sua competitividade? Desenvolvido por Tom Peters e Robert Waterman, o "Modelo dos 7 S's" foi desenvolvido no seio da conhecida consultora McKinsey. Strategy (estratégia), Skills (competências), Shared Values (cultura da organização), Staff (colaboradores), Systems (sistemas e processos), Style (estilo) e Structure (estrutura) são as variáveis-chave que podem afectar o desempenho da instituição.

Estas variáveis interagem entre si, e influenciam-se mutuamente, tal como indicado na figura acima. No centro, surgem os Shared Values, pois segundo este modelo, todas as variáveis contribuem para formar a cultura de uma organização, isto é, as crenças e os valores partilhados por todos os colaboradores. Desenvolvendo ou incrementando qualitativamente estas variáveis (exemplo, aumentando a qualificação dos trabalhadores, aumentando a eficiência dos sistemas, agilizando a estrutura de tomada de decisão, etc) conseguirá-se melhorar a competitividade de uma dada organização.


Bibliografia
Santos, António J. Robalo, Gestão Estratégica: conceitos, modelos e intrumentos, 1.ª Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2008.

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