O insucesso das estratégias empresariais

Porque é que as empresas não conseguem crescer sustentadamente? Segundo um estudo publicado em 2006 po Ram Charan e Geoffrey Colvin mostra que a taxa de insucesso das estratégias adoptadas pelas empresas chega a atingir os 90%!

E aque se deve tal falhanço? Bem, segundo um antigo estudo desta dupla, publicado em 1999 aquando da análise de 40 casos de insucesso na implementação de estratégias por parte de 40 CEO's de entre as 500 maiores empresas, revelou que o grande problema é a execução. A incapacidade de executar as estratégias formuladas é uma das maiores lacunas do nosso tempo, e como tal é necessário medir e analizar para atingir e obter. É necessário não sermos só eficazes mas sermos também eficientes. Seja no processo produtivo, seja no processo inventivo ou inovador.

Segundo um estudo dos conhecidos Kaplan & Norton, 75% das empresas não têm uma proposta de valor para os seus clientes articulada de forma clara. Mais, estes autores revelam de forma clara que 85% das empresas gastam menos de uma hora por mês a discutir estratégia. E em média, menos de 5% dos colaboradores das grandes empresas compreendem a sua estratégia. Posto estes indicadores, parece que está a ser desaproveitado um enorme potencial de crescimento na nossa economia. Porque o tecido empresarial é um importante factor de alavancagem do crescimento, logo, e especialmente nestes tempos de incerteza e crise, é necessário aproveitar todo o potencial das organizações e executar da melhor forma as estratégias por forma a garantir a competitividade e o crescimento.

Comentários