Buildind the Web 2.0 Enterprise

Este é o título de um artigo resultante do Global Survey 2008 da conhecida consultora McKinsey. A Mckinsey procurou conhecer junto dos executivos das maiores empresas mundiais, como é que estas estão a utilizar as recentes tecnologias baseadas na Web 2.0 para incrementarem os seus resultados. A amostra é constituída por 1988 indivíduos, representando um igual número de empresas.

Um dos factos curiosos deste estudo, é que apenas 21% das empresas inquiridas se mostram satisfeitas com estas ferramentas, mostrando que ainda existe uma grande dificuldade em compreender os benefícios que podem ser alcançados pela utilização de webservices, blogs, RSS, wikis, podcasts, social networking, peer-to-peer, mash-ups, entre outros.

Em relação ao portefólio das ferramentas da web 2.0, 58% dos inquiridos destacam a sua preferência pelos web services (apesar de em 2007 este número ter sido de 70%), o que coloca esta ferramenta no topo das mais votadas. Blogs (com 34%), RSS (com 33%), Wikis (com 32%), Podcasts (com 29%) e Social networking (com 28%) são as seguintes mais votadas. Em termos de evolução, de destacar a utilização dos blogs, que subiram 13 p.p. de 2007 para 2008. Já o peer-to-peer caíu 19 p.p., atingindo em 2008 a preferência de 18% dos inquiridos. Por último, os mash-ups registaram uma quebra de 1 p.p., fixando-se agora nos 10%.

Mas porque é que as empresas estão a utilizar estas tecnologias?As razões apontadas são várias mas as mais importantes são (em percentagem das respostas):

  • A nível interno: a gestão do conhecimento (83%), o incremento da colaboração/trabalho de equipa (78%), a enaltação da cultura organizacional (74%), a formação (71%), o desenvolvimento de novos produtos e serviços (67%) e o recrutamento interno (54%);

  • Como interface com os clientes: melhorando o serviço ao cliente (73%), adquirindo novos clientes (71%), obtendo a colaboração dos clientes para o desenvolvimento de produtos (53%), permitir a interacção com os clientes (53%);

  • Como interface com os fornecedores: melhorar a integração com os fornecedores (62%), conseguir custos de aquisição mais baixos (44%) e conseguir uma maior colaboração/participação do fornecedor (43%)

As empresas estão assim a encarar as ferramentas da Web 2.0 como catalizadores de novas oportunidades de negócio. As empresas procuram fundamentalmente propiciar a inovação e a conquista de novos clientes, procurando atingir novos patamares de excelência. Mas como vimos no início, apenas 21% dos inquiridos estão satisfeitos com os benefícios adquiridos. Será que as empresas estarão a utilizar correctamente estas ferramentas? Que métricas utilizarão para avaliar esses resultados? Talvez o grande desafio para as empresas seja de facto analisar correctamente os resultados obtidos com recurso à web 2.0 de modo a poderem aumentar os benefícios que daí possam extrair, construindo ao mesmo tempo sólidas vantagens competitivas.


Fonte:
McKinsey & Company, Building the Web 2.0 Enterprise, The McKinsey Quartely, July 2008

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