M-Commerce: um canal em expansão na economia digital

No passado mês de Junho, foi publicado um estudo da Nielsen no qual se dava a conhecer a adesão dos norte-americanos ao m-commerce, isto é, a realizarem transacções utilizando dispositivos móveis, nomeadamente telemóveis.

Será interessante analisar que em 2008 cerca de 270 milhões de norte-americanos eram subscritores de serviços de telecomunicações móveis, o que representa uma taxa de penetração de cerca de 88,9% na população. No entanto, o número de norte-americanos que realizaram transacções utilizando aparelhos celulares foi de 9,2 milhões, o que representa uma taxa de penetração de apenas 3,4%.
Um outro dado curioso, é o de que apenas 7% de das empresas, entre todas as que possuem site para e-commerce, possuem também um site adaptado para m-commerce.


Mais ainda: 71% dos adultos norte-americanos inquiridos, pensam inclusivamente que é seguro realizar transacções em m-commerce, o que revela a existência de uma boa base de confiança apta a suportar as transacções neste novo canal.


De entre os produtos preferidos pelos norte-americanos transaccionados em m-commerce, destacam-se os conteúdos digitais (como os toques de telemóveis ou músicas) com 58% das preferências dos consumidores inquiridos, e os produtos de electrónica de consumo com 51%.

Já em relação aos produtos não transaccionados mas que os consumidores estariam dispostos a comprar, encontramos as Pizzas em primeiro lugar com 59% das respostas e a compra de bilhetes com 58%.
São dados curiosos que nos demonstram que o m-commerce tem um grande potencial de desenvolvimento a médio prazo.

Fonte:
e-Marketer, M-Commerce Ringing Up (Some) Sales, Junho 2009

Comentários