Global Risks 2010: conheça os principais riscos que poderão afectar os mercados este ano


O World Economic Forum (WEF) publicou no passado mês de Janeiro o relatório Global Risks 2010. Este Relatório traça uma análise aprofundade em torno de 36 riscos cuja probabilidade e magnitude podem influenciar decisivamente o comportamento dos mercados mundiais neste ano. Estes 36 riscos dividem-se em 5 grandes categorias:
  • Económicos
  • Geopolíticos
  • Ambientais
  • Sociais
  • Tecnológicos
Estas cinco categorias compreendem as cinco componentes típicas da análise STEAP ou PESTE, englobando assim os factores externos (exógenos) às indústrias e nações mais importantes.

Na imagem utilizada acima verificamos que os riscos identificados a azul (os riscos económicos) são os riscos que ocupam a posição central na rede de interligações. Quantas mais ligações um risco tem, mais esse risco está relacionado com outros riscos. O mapa identifica no fundo a cadeia de riscos, e como um pode despoletar os outros.

Outro dado interessante é perceber sobre a probabilidade de o risco ocorrer e qual a severidade ou impacto económico que esse risco pode induzir. Para analisar a probabilidade de ocorrência do risco, basta atentar ao diferente tamanho dos vários círculos: quanto maior, maior a probabilidade do risco ocorrer. Para analisar o impacto económico, há que atentar à espessura da circunferência: quanto mais espessa, maior o impacto económico estimado.

Por exemplo, o círculo "Asset Price Colapse" identifica um dos riscos com maior probabilidade de ocorrência e com maior impacto económico estimado. O cálculo destas ponderações é realizado através de inquérito a um conjunto de especialistas mundiais.

Esta análise é importante para a formulação da estratégia de competitividade das empresas e das nações. Conhecerem os principais riscos que poderão enfrentar, permite-lhes preparem-se previamente para os diversos cenários.


Biografia:
World Economic Forum, Global Risks, 2010

Comentários