A competitividade em Moçambique

Moçambique é o segundo país PALOP pior classificado no ranking do Fórum Económico Mundial (FEM). Surge na 133ª posição da tabela e está classificado no primeiro estágio de desenvolvimento. Moçambique tem um PIB per capita medido em PPP mais baixo do que a média dos países pertencentes às economias subsarianas, e mais baixo do que o Angolano, embora Moçambique surja à frente de Angola neste ranking.

Moçambique apresenta-se também com ligeiras discrepâncias face à média destes países na análise aos pilares da competitividade. O seu ambiente macroeconómico, a educação primária e saúde, a educação superior, a eficiência do mercado laboral e o desenvolvimento do mercado financeiro são os pontos mais sensíveis, visto serem aqueles onde o país apresenta piores pontuações face à média. No entanto, é no campo das infraestruturas onde o país tem a pior pontuação, um resultado idêntico aos dos outros países subsarianos.
Segundo o relatório do FEM, os principais entraves ao investimento privado em Moçambique são o díficil acesso ao crédito, a elevada corrupção, a burocracia e a formação da mão-de-obra. As infraestruturas e a rigidez laboral também são apontados como entraves.

Moçambique tem um longo caminho a percorrer. O Governo necessita de promover uma maior transparência nos processos relacionados com a burocracia mas também tem de promover o investimento na educação, saúde e nas infraestruturas. Se Moçambique melhorar o seu capital humano e o seu capital social, os restantes pilares naturalmente também irão melhorar.


Fonte: World Economic Forum. 2011. Global Competitiveness Report 2011-2012.

Comentários