A competitividade no Brasil

O Brasil, um dos países pertencentes ao grupo dos BRIC, tem conhecido uma história de crescimento económico com relativo sucesso nos últimos 20 anos. O registo do PIB per capita medido em PPP mostra uma evolução sustentada do crescimento da economia brasileira nos últimos 25 anos, vivendo um período de forte crescimento desde 2003. A história do Brasil é de tal forma positiva que cada habitante brasileiro pode afirmar que a sua riqueza média é hoje quase três vezes superior à registada em 1985.


O Brasil é o segundo país PALOP mais bem posicionado no ranking do World Competitiveness Report do FEM. A sua economia está posicionada no estágio de transição entre a eficiência e a inovação. Dos 12 pilares analisados, os pilares da inovação e das instituições são aqueles que têm piores pontuações. Mas face à média dos países que estão no segundo estágio de transição, o Brasil depara-se com dois pontos claramente fortes: a dimensão do seu mercado interno e a sofisticação do negócio.

Para uma maior competitividade da economia Brasileira, destacam-se três pontos a cuidar: o nível de impostos, as regulamentações fiscais e o défice de infraestruturas do país. Apesar deste conjunto de problemas, o Brasil parece manter todas as condições nos próximos anos para poder crescer. O Governo tem seguido algumas políticas de apoio à industrialização e à internacionalização das suas empresas. Estas políticas irão permitir às empresas brasileiras sofisticarem-se ainda mais e apostarem mais na inovação. Ao mesmo tempo, a formação da população activa providenciará o capital humano adequado para sustentar o crescimento do Brasil durante pelo menos mais duas décadas.


Fonte: World Economic Forum. 2011. Global Competitiveness Report 2011-2012.

Comentários