Marketing Estratégico e Operacional

Esta semana apresentei a definição oficial de Marketing da AMA (American Marketing Association). Mas o Marketing é mais do que uma definição. O Marketing é uma fonte de competitividade, sendo talvez a fonte de competitividade mais flexível ou alcance de todas as organizações modernas.


O Marketing pode ser decomposto em três dimensões:
  • Dimensão Acção (a conquista de mercados/clientes)
  • Dimensão Análise (a compreensão dos mercados)
  • Dimensão Cultura (o estado de espírito)
Qualquer instituição deve procurar utilizar da melhor forma possível estas três dimensões, para se tornar mais competitiva e poder crescer sustentadamente. Estas três dimensões assumem a forma de duas disciplinas/doutrinas fundamentais ao Marketing moderno: o marketing operacional (dimensão acção) e o marketing estratégico (dimensão análise).

Marketing Operacional
"A organização de práticas de desenvolvimento cujo objectivo é dar a conhecer e valorizar, junto de compradores potenciais, as qualidades distintivas reivindicadas pelos produtos oferecidos, reduzindo assim os custos de prospecção dos compradores ."

Marketing Estratégico
"A análise sistemática e permanente das necessidades do mercado e o desenvolvimento de conceitos de produtos com bom desempenho destinados a grupos de compradores específicos e que apresentam qualidades distintas que os diferenciam dos concorrentes imediatos, assegurando deste modo ao produtos uma vantagem concorrencial duradoura e defensável."

Fonte: Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing

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