Estratégias genéricas de Michael Porter

Michael Porter é um conhecido economista norte-americano e professor na Harvard Business School, onde após obter o seu MBA e doutoramento em economia, foi convidado a ser professor com apenas 26 anos. Porter tem-se dedicado ao longo da sua carreira à análise da competitividade e da estratégia, com alguns trabalhos também na área da política económica. Porter, num dos seus trabalhos, estabelece três estratégias genéricas para uma empresa obter vantagem competitiva: liderança pelo custo, diferenciação e focalização:

Liderança pelo custo significa para a empresa produzir os produtos com custo inferior aos dos concorrentes para poder competir no preço.
Liderança pela diferenciação significa que uma empresa procura sobressair-se em relação à concorrência diferenciando os seus produtos através de dimensões como: qualidade, desempenho das entregas, flexibilidade, serviço.
A liderança pela focalização visa criar uma vantagem competitiva num determinado segmento de mercado de determinada indústria.


Bibiliografia: Porter, Michael, Competitive Strategy: Techniques for Analysing Industries and Competitors, 1st edition, New York, Free Press, 1980

Comentários