Análise STEAP (ou PESTE)

Existem imensas ferramentas de suporte à gestão da estratégia numa dada Instituição. A análise STEAP (também conhecida por PESTE) é uma análise macro que obriga as Instituições a analisar cinco dimensões chave em torno do seu foco de análise. É utilizada para suporte à tomada de decisão e apoio à delineação da estratégia, quer organizacional, quer de marketing, na inovação estratégica e na prospectiva estratégica. As cinco grandes dimensões, que obrigam a abarcar uma análise global aos principais pilares de um dado mercado ou economia são:

• Social
• Tecnológica

• Económica

• Ambiental

• Política


A dimensão Social centra-se em variáveis demográficas nomeadamente os indicadores de desenvolvimento populacional como o ritmo de crescimento da população, o envelhecimento da população, a distribuição etária (isto para análises B2C ou G2C) ou os mapas de natalidade e mortalidade de empresas, distribuição de volume de negócios médios, etc (para análises B2B ou G2B).

Na dimensão Tecnológica são analisados principalmente indicadores que dizem respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade e nas empresas, como a evolução do acesso à Banda Larga, o número de diplomados em Ciência & Tecnologia (C&T), a evolução do registo de patentes, a despesa em IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), etc.

Na dimensão Económica o futurista traça o perfil competitivo da Economia analisando indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), o PIB per capita, o Produto Nacional Bruto (PNB), o desemprego, a inflação, o consumo privado, o consumo público, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), o comércio externo, enfim, todas as variáveis fundamentais à constatação da realidade económica.

Na dimensão Ambiental a análise centra-se na principal legislação produzida, na evolução do perfil da consciência ecológica dos empresários e dos consumidores, nas condicionantes resultantes dos diversos acordos internacionais sobre o combate às alterações climáticas, na evolução da adopção do registo ISO 14001 pelas empresas, etc.

Por último, a dimensão Política procura analisar o ambiente político em torno do Foco da análise, isto é, a legislação mais importante que tem sido produzida sobre o assunto e a orientação política do Governo e dos principais partidos da oposição sobre o assunto. Analisar a estabilidade política também é um factor relevante, principalmente em momentos económicos mais conturbados.

Estes são apenas alguns pontos sobre os quais as Instituições (quer públicas quer privadas) devem analisar aquando da sua formulação estratégica. A análise STEAP deve ser uma análise adaptada ao foco em análise. Isto porque, sendo a análise STEAP uma análise de dimensão macro, caso a mesma não esteja “balizada”, poderão perder-se demasiados pormenores vitais para a compreensão do foco no horizonte temporal a estudar.

Comentários