Innovation Mix: quais os elementos fundamentais num Sistema de Inovação?

A inovação tem estado sempre presente ao longo da nossa história. Permitiu ao Homem conceber novas tecnologias e processos que melhoraram em muito a sua capacidade de adaptação ao meio e principalmente melhorar a sua qualidade de vida. Os Portugueses conhecem bastante bem os benefícios da inovação estratégica. No século XV, visualizaram um mundo diferente, e partiram à conquista desse mundo. Reuniram um conjunto de elementos para se dotarem de uma base tecnológica fundamental à concretização do seu plano. Mesmo enfrentando o desconhecido e os dogmas da antiquidade, decidiram lançar-se ao mar. Hoje, milhares de empresas no mundo tentam repetir estas e outras epopeias mas ao seu estilo. Todos com um mesmo objectivo: conseguir ir mais além. Mas de uma forma geral, quais serão os elementos fundamentais que tornam um Sistema de Inovação mais bem sucedido que os restantes?

Eis o Innovation Mix: o conjunto de elementos que podem tornar um sistema de inovação mais bem sucedido numa organização que noutra. Este mix representa um conjunto de variáveis capazes de redefinir o sucesso de uma organização. O modelo aqui proposto para Innovation Mix é o modelo APPIN: Ambience, People, Process, Incentive e Network.

Ambience (ambiente)
Os espaços de trabalho, os estímulos visuais dentro de uma organização, o conforto dentro de uma organização, zonas capazes de estimular momentos de criatividade nos trabalhadores. Equipamentos, material utilizado, no fundo, os tangíveis de todo o processo.

People (pessoas)
O conjunto de activos humanos da organização, a sua diversidade social e cultural, o seu conjunto de qualificações, competências e experiências. A matriz de atitudes, comportamentos e valores da organização. O conjunto de diferentes perspectivas que possa existir.

Process (processo)
Sistema de criatividade e inovação, processos estabelecidos para fomentar as práticas de inovação. Conjunto de métricas estabelecidas de avaliação de performance.

Incentive (incentivo)
Recompensa dada pelo trabalho das pessoas, seja monetária, seja tempo livre, seja outro tipo de prémio. Estímulo intelectual ou ambiente desafiante que pode ser encontrado pelos colaboradores e que constituí uma alavanca de motivação extra.

Network (rede de trabalho)
Rede de parceiros externos às quais a empresa pode recorrer nas suas actividade de inovação seja em busca de conhecimento, seja na venda ou compra de patentes, ou mesmo na transacção de business plans ou simples ideias.

Comentários