
E como determinar quais são os FCS de um dado negócio? Há que responder primeiro a duas questões:
- Quais os factores que levam um cliente a comprar determinado produto ou serviço (factores de compra)?
- Em determinado sector de mercado, as empresas competem pelo quê (factores de competição)?
Feita a identificação dos factores de compra e de competição, podemos definir os FCS de um negócio como as variáveis que mais valor proporcionam aos clientes e que melhor diferenciam os concorrentes na criação desse valor.
Depois de identificado os FCS, uma organização pode fazer uma de duas opções estratégicas: dominar os actuais FCS ou reformulá-los. A diferença entre estas duas opções centra-se basicamente entre confrontar ou evitar a concorrência, respectivamente. Seja qual for a opção, uma organização deve sempre analisar permanentemente os seus FCS (ou seja, avaliar permanentemente as necessidades dos seus clientes e as iniciativas dos seus concorrentes) e determinar consequentemente as suas acções para com o mercado.
Fonte: Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing
Depois de identificado os FCS, uma organização pode fazer uma de duas opções estratégicas: dominar os actuais FCS ou reformulá-los. A diferença entre estas duas opções centra-se basicamente entre confrontar ou evitar a concorrência, respectivamente. Seja qual for a opção, uma organização deve sempre analisar permanentemente os seus FCS (ou seja, avaliar permanentemente as necessidades dos seus clientes e as iniciativas dos seus concorrentes) e determinar consequentemente as suas acções para com o mercado.
Fonte: Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing
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