Nas sociedades mais desenvolvidas, os compradores já não se contentam em comprar um produto standard concebido para um comprador médio: os consumidores estão mais exigentes que nunca e procuram soluções adaptadas às suas necessidades. Assim, as empresas estão a abandonar as antigas estratégias de marketing de massas para se concentrarem em estratégias específicas do tipo nicho/contentrada ou one-to-one (individualizado). E que formas de abordar o mercado existem? Vamos agora analisar as mais conhecidas.
Marketing de Massas - consiste em não considerar as diferenças que possam existir entre os consumidores, orientando o produto ou serviço sempre para um consumidor médio, sendo desta forma uma estratégia indiferenciada. A empresa procura oferecer a todos os clientes o mesmo produto, ao mesmo preço, e no mesmo canal de distribuição. Exemplo disto é a venda de um produto commodity como o sal.
Marketing Segmentado - consiste em segmentar o mercado, ou seja, dividir os consumidores alvo em segmentos, devendo ser cada grupo suficientemente homogéneo quanto às suas necessidades ou comportamentos. Nestra estratégia, a empresa oferece soluções adequadas para cada segmento.
Marketing de Nichos/Concentrado - consiste em a empresa alocar uma solução a apenas um segmento. A empresa, escolhe um segmento e especializa-se nele.
Marketing One-to-One - consiste em adequar soluções a cada indivíduo, atendendo às suas necessidades específicas. É a estratégia oposta ou marketing de massas. Um exemplo claro de marketing one-to-one é o da venda de seguros de vida, onde cada seguro é único e atendendo às características de cada indivíduo.
Fonte: Vários, Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote, 2004
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