A Gartner é uma conhecida empresa de consultoria conhecida pelos seus trabalhos na área das TI's e da consultoria estratégica. Ao longo dos anos, a Gartner tem desenvolvido uma série de ferramentas para ajudar as empresas a posicionarem-se no mercado de forma a conseguirem desenvolver o seu negócio, alavancando as suas vantagens competitivas.
Uma das metodologias recentemente desenvolvidas foi a The Magic Quadrant. Esta metodologia assenta numa grelha de classificação de posicionamento das empresas. Esta grelha é composta por quatro quadrantes, dispostos ao longo de dois eixos: capacidade de executar/foco de curto prazo e abrangência de visão/foco de longo prazo. Os quatro quadrantes que a intersecção deste eixos nos dão são: niche players, visionaries, challengers e leaders.
Um niche player actua normalmente num segmento de mercado e tem pouca capacidade para inovar. Isto acontece, ou porque actua num mercado local/regional ou porque é uma empresa que entrou recentemente no mercado. Estas são empresas que não conseguem perceber a evolução do seu mercado.
Já os visionaries são empresas que percebem as tendências do seu mercado, mas que não conseguem agir rapidamente de forma a acompanhar a evolução.
Um challenger é uma empresa que não estuda ou compreende a evolução do mercado, mas que no entanto, executa a sua prestação de serviço muito bem e que por isso tem uma posição de destaque no seu mercado.
Já os leaders são as empresas capazes de perceber a evolução do mercado no futuro, e que por executarem a sua prestação de serviço muito bem, tanto hoje como no futuro irão manter a sua posição dominante.
Desta metodologia, a lição que é tirada é que para liderar um mercado, é necessário perceber a sua evolução, inovar e executar bem a sua prestação de serviço. Uma empresa orientada para o mercado e para o futuro, será sempre uma empresa de sucesso.
Fonte: Gartner Group, Magic Quadrants and MarketScopes: how Gartner evaluates vendors within a market, Janeiro, 2008
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