
- Product (produto)
- Price (preço)
- Placement (distribuição)
- Promotion (promoção ou comunicação)
As quatro variáveis acima identificadas, foram tradicionalmente utilizadas pelas empresas de bens de consumo, e eram sobre estas variáveis que incidia o chamado Marketing de Produto.
Mas com o passar dos anos, o tradicional modelo dos 4 P's foi sendo cada vez mais criticado. O Marketing de Serviços, trouxe-nos então um modelo completamente novo, o chamado extended marketing-mix (7 P’s), onde aos antigos P's se juntavam agora:
Mas com o passar dos anos, o tradicional modelo dos 4 P's foi sendo cada vez mais criticado. O Marketing de Serviços, trouxe-nos então um modelo completamente novo, o chamado extended marketing-mix (7 P’s), onde aos antigos P's se juntavam agora:
- People (pessoas)
- Process (Processos)
- Physical Evidence (Evidências Físicas)
A distinção entre Marketing de Produto e Marketing de Serviços aconteceu devido às características distintivas dos serviços face aos produtos. Afinal um serviço é o acto ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra, em que não resulte posse de nenhum bem. As quatro grandes características distintivas dos serviços são:
- Intangibilidade
- Inseparabilidade/Simultaneidade
- Variabilidade/Heterogeneidade
- Perecibilidade
Mas embora o Marketing de Serviços tenha trazido a separação formal entre âmbitos de actuação sobre produtos e serviços, talvez a maior diferença de todas tenha sido de facto a posição do cliente no mapa das duas metodologias: o Marketing de Serviços, colocou o cliente no centro da sua atenção. Foi apenas nos últimos anos que surgiu a "remodelação" dos tradicionais 4 P's, de forma a contornar esta diferença. Os 4 P's deram origem a:
- Produto -> Solução (Solution)
- Comunicação -> Informação (Information)
- Preço -> Valor (Value)
- Distribuição -> Acesso (Access)
Depreende-se com o modelo SIVA que a ainda muito praticada orientação para o produto dê lugar à orientação para o cliente, transformando produtos em soluções à medida do cliente, a comunicação em informação útil, o preço em good value-for-money e a distribuição em facilidade de acesso.
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