Foi na década de 60 que surgiu pela primeira vez o termo Marketing-Mix. Cunhado pelo Professor Neil Borden da Harvard Business School, este termo surgiu após uma análise aos métodos que as empresas utilizavam para vender os seus produtos. Mas foi professor Jerome McCarthy, na mesma década, que sugeriu que o “Marketing-Mix” era delineado pelos quatro pontos mais conhecidos do Marketing:
- Product (produto)
- Price (preço)
- Placement (distribuição)
- Promotion (promoção ou comunicação)
As quatro variáveis acima identificadas, foram tradicionalmente utilizadas pelas empresas de bens de consumo, e eram sobre estas variáveis que incidia o chamado Marketing de Produto.
Mas com o passar dos anos, o tradicional modelo dos 4 P's foi sendo cada vez mais criticado. O Marketing de Serviços, trouxe-nos então um modelo completamente novo, o chamado extended marketing-mix (7 P’s), onde aos antigos P's se juntavam agora:
Mas com o passar dos anos, o tradicional modelo dos 4 P's foi sendo cada vez mais criticado. O Marketing de Serviços, trouxe-nos então um modelo completamente novo, o chamado extended marketing-mix (7 P’s), onde aos antigos P's se juntavam agora:
- People (pessoas)
- Process (Processos)
- Physical Evidence (Evidências Físicas)
A distinção entre Marketing de Produto e Marketing de Serviços aconteceu devido às características distintivas dos serviços face aos produtos. Afinal um serviço é o acto ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra, em que não resulte posse de nenhum bem. As quatro grandes características distintivas dos serviços são:
- Intangibilidade
- Inseparabilidade/Simultaneidade
- Variabilidade/Heterogeneidade
- Perecibilidade
Mas embora o Marketing de Serviços tenha trazido a separação formal entre âmbitos de actuação sobre produtos e serviços, talvez a maior diferença de todas tenha sido de facto a posição do cliente no mapa das duas metodologias: o Marketing de Serviços, colocou o cliente no centro da sua atenção. Foi apenas nos últimos anos que surgiu a "remodelação" dos tradicionais 4 P's, de forma a contornar esta diferença. Os 4 P's deram origem a:
- Produto -> Solução (Solution)
- Comunicação -> Informação (Information)
- Preço -> Valor (Value)
- Distribuição -> Acesso (Access)
Depreende-se com o modelo SIVA que a ainda muito praticada orientação para o produto dê lugar à orientação para o cliente, transformando produtos em soluções à medida do cliente, a comunicação em informação útil, o preço em good value-for-money e a distribuição em facilidade de acesso.
Comentários