Normalmente as empresas resolvem desenvolver actividades de Inovação e Desenvolvimento (I&D) para conquistar novos retornos. No entanto, quantificar o Retorno sobre o Investimento (ROI) trata-se de uma aventura bem mais complicada, pois a Inovação traz outros benefícios indirectamente para a empresa, que não apenas as vendas dos novos produtos ou dos ligeiramente modificados. Esses benefícios indirectos traduzem-se naturalmente em valor económico, mas esse valor é muito difícil de ser quantificado. Para ficarmos com uma ideia de quais os típicos benefícios indirectos da Inovação, eis uma lista com quatro itens apenas:
- Conhecimento
- Marca
- Ecossistema
- Organização
Conhecimento
O processo de I&D gera novo conhecimento. Esse conhecimento pode ser aplicado em novos produtos ou serviços, poupando tempo e recursos. Por outro lado, dos processos de I&D podem resultar patentes que podem ser vendidas a terceiros ou licenciadas.
Marca
As empresas mais inovadoras têm por norma um posicionamento no mercado que lhes permite cobrar premium prices junto dos seus clientes. A força da marca por sua vez gera maior lealdade, devido aos efeitos associados à reputação (marcas mais inovadoras, são normalmente percepcionadas como melhores marcas). A sul-coreana LG há dez anos atrás era percepcionada como uma marca inferior. Ao apostar numa política agressiva de I&D, é tida hoje como uma empresa num patamar semelhante ao da Sony ou da Samsung.
Ecossistema
As empresas mais inovadoras tendem a trabalhar regularmente com diversos parceiros. O facto de muitas vezes se envolverem com as melhores organizações numa dada indústria, por exemplo, os fornecedores, confere-lhes uma network que se traduz em vantagem competitiva, pois na network as ideias são transferidas mais facilmente, e novos processos são assim assimilados.
Organização
Estas organizações conseguem atrair e reter talentos de uma forma que outras não conseguem. Existe evidência empírica que demonstra que a política de I&D pode estimular a lealdade e a motivação dos funcionários, e com isto originar ainda mais inovações e reduzir as taxa de rotação dentro da empresa, o que se traduz em maior produtividade e maior rentabilidade.
O processo de I&D gera novo conhecimento. Esse conhecimento pode ser aplicado em novos produtos ou serviços, poupando tempo e recursos. Por outro lado, dos processos de I&D podem resultar patentes que podem ser vendidas a terceiros ou licenciadas.
Marca
As empresas mais inovadoras têm por norma um posicionamento no mercado que lhes permite cobrar premium prices junto dos seus clientes. A força da marca por sua vez gera maior lealdade, devido aos efeitos associados à reputação (marcas mais inovadoras, são normalmente percepcionadas como melhores marcas). A sul-coreana LG há dez anos atrás era percepcionada como uma marca inferior. Ao apostar numa política agressiva de I&D, é tida hoje como uma empresa num patamar semelhante ao da Sony ou da Samsung.
Ecossistema
As empresas mais inovadoras tendem a trabalhar regularmente com diversos parceiros. O facto de muitas vezes se envolverem com as melhores organizações numa dada indústria, por exemplo, os fornecedores, confere-lhes uma network que se traduz em vantagem competitiva, pois na network as ideias são transferidas mais facilmente, e novos processos são assim assimilados.
Organização
Estas organizações conseguem atrair e reter talentos de uma forma que outras não conseguem. Existe evidência empírica que demonstra que a política de I&D pode estimular a lealdade e a motivação dos funcionários, e com isto originar ainda mais inovações e reduzir as taxa de rotação dentro da empresa, o que se traduz em maior produtividade e maior rentabilidade.
Bibliografia
Andrew, James and Harold Sirkin. 2006. Payback. Harvard Business School Press
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