
Existem vários tipos de inovação:
- Inovação do produto: introdução no mercado de produtos ou serviços novos ou significativamente melhorados.
- Inovação do processo: implementação de novos, ou significativamente melhorados, processos de produção de bens ou serviços.
- Inovação organizacional: implementação de novos modelos de negócio e de organização do trabalho;
- Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no marketing-mix (produto, preço, promoção, distribuição, embalagem, evidência física, pessoas e processos).
Por último, chegamos às duas grandes classes da Inovação: Radical e Incremental. Ambas estão associadas às estratégias de inovação technology driven (estratégia push) e market driven (estratégia pull), respectivamente.
A Inovação Incremental é a base da grande maioria das inovações desenvolvidas pelas empresas. Recorrendo muitas vezes ao próprio conhecimento da organização, permite pequenos melhoramentos mas impede que o output final do processo de inovação seja algo considerado como novo. Este tipo de inovação está associado a empresas cuja orientação para o mercado é muito forte, e que procuram entregar aos seus consumidores aquilo que eles procuram no imediato.
Já a Inovação Radical é a inovação disruptiva, a base da inovação das empresas que estão orientadas mais para a tecnologia/produto e menos para o cliente. Este tipo de inovação, que recorrer fundamentalmente a novo conhecimento, está associado a maiores riscos mas a maiores retornos. A Inovação Radical permite a destruição de mercados antigos e a criação de novos mercados, sendo por isso uma "arma" que todas as organizações devem considerar aquando da sua definição de política de inovação, mas que devem estar conscientes que é difícil atingir ou superar o ROI (Return on Investment) desejado.
A escolha de qualquer uma das estratégias de inovação congrega grandes dilemas para uma organização, pelo que as mesmas devem recorrer muitas vezes a ajuda externa, nomeadamente de especialistas para desenharem o melhor processo para atingir os seus objectivos.
Comentários
Estava a estudar mesmo agora para uma disciplina do meu curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas - Marketing e Inovação e gostei tanto da sua versão em relação as definições de inovação radical e incremental, que escrevi logo nos meus apontamentos. Fiquei a perceber claramente esta questão. Um muito obrigado.