Já sabemos que é vital para uma organização possuir processos sistemáticos de monitorização de informação estratégica. Essa informação pode ter origem interna ou externa à organização, mas é no domínio da veracidade da informação externa que muitas vezes se levantam as principais questões.
Um boato ou um rumor sobre a acção de um concorrente ou sobre o despertar de uma nova tecnologia, podem ser sinais de alerta para garantir a competitividade de um dado negócio. A questão determinante é perceber se de facto a notícia, que muitas vezes é apenas um rumor, é de facto relevante ou não para o negócio actual. Mas a informação externa às organizações, muitas vezes surge de fontes não identificadas ou então com pouca reputação ou notoriedade no mercado. E a informação sobre um determinado tema pode surgir até fragmentada. Isto é especialmente frequente quando estamos perante Weak Signals que potencialmente podem colocar em causa as regras do jogo do nosso mercado. Mas para confirmarmos a relevância dos mesmos, será necessário alargarmos os nossos métodos de pesquisa!
A triangulação é uma forma de estudarmos várias fontes, durante vários períodos e utilizando vários meios. O foco da triangulação deve ser específico mas não demasiado limitativo. Este cruzamento de métodos, meios e perspectivas, permite compilar fragmentos de informação e cruzá-los entre si, reconstruindo assim a informação dispersa numa única peça de forma a ser averiguada a relevância ou não da mesma.
A triangulação é necessária aos processos de apoio à tomada de decisão nomeadamente à Competitive Intelligence ou aquando da execução de projectos de Horizon Scanning. Normalmente devem estar envolvidos pelo menos dois investigadores neste processo, pois as diferentes perspectivas permitirão consolidar a reunião da informação e traçar um conjunto de recomendações mais consistentes e relevantes. Mas também é exequível realizar a Triangulação apenas com um investigador desde que esteja sempre salvaguardado a pesquisa da informação utilizando diferentes fontes e meios.
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