Obstáculos à inovação nas empresas

Segundo um inquérito realizado pelo EUROSTAT, mais de metade das empresas inquiridas em Portugal revelam que os custos inerentes às actividades de inovação são um obstáculo ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços. O financiamento é apontado como um dos principais entraves até junto das empresas do sector dos serviços, tipicamente aquele cujos custos em I&D são mais baixos, comparativamente aos afectos ao sector industrial.

Tipicamente, os custos associados à inovação são mais do que os custos relacionados com I&D, que incorporam entre outros a prototipagem e ensaios. Os custos relacionados com a Inovação incorporam sistemas IT e custos com pessoal. No entanto, parece estranho as empresas de serviços afirmarem que os maiores obstáculos relacionados com a Inovação estão relacionados com custos. Porque não tendo grandes custos com I&D (uma vez que vendem serviços/processos - intangíveis - e não produtos - tangíveis), os maiores custos com que se podem deparar são os custos com pessoal.

Isto parece-me no mínimo "treta". Porque os obstáculos à inovação são, a meu ver, principalmente as culturas organizacionais, a falta de sistema de incentivos e a falta de motivação, ao fim ao cabo, a falta de um sistema local de inovação dinamizado e optimizado.

Um sistema local de inovação, dentro de uma organização, é o conjunto de agentes, de processos , de incentivos e de cadeias de relacionamento que permitem o estímulo criativo, o pilar de todo e qualquer processo de inovação. Uma empresa que não tenha um sistema local de inovação eficiente ou estruturao não pode ser uma empresa que ambicione a desenvolver uma política de inovação estratégica dinâmica, agressiva e que consiga alcançar ou superar os objectivos propostos.

Muitas empresas julgam que para inovar basta fazerem sessões de brainstormings para gerar novas ideias. Mas depois não se preocupam em traçar uma política de gestão estratégica de recursos humanos que permita alterar o sistema de valores e comportamentos da organização. Não se preocupam em ter um sistema de gestão de qualidade da inovação, que determine os processos e as etapas, assim como a avaliação do sucesso das inovações desenvolvidas. Nem se preocupam em providenciar os meios necessários para que os colaboradores estejam motivados e possam desenvolver as suas ideias.

Posto isto, o maior obstáculo à inovação não me parece que sejam os custos. Parece-me sim que é a falta de ambição e conhecimento, porque ter conhecimento e não ter ambição é não ir a lado nenhum, mas ter ambição e não ter conhecimento é não conseguir descolar. A liderança de uma empresa deve certificar-se que os seus recursos estão alinhados em torno de um dado propósito ou objectivo (ambição). Depois, deve assegurar-se que são desenhados os incentivos e processos para que, em conjunto com os melhores talentos humanos, a organização poder ser criativa e inovar (conhecimento).


Baseado em:
EUROSTAT, Inquérito Comunitário à Inovação, 2006

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