Como começar já hoje a redefinir as fronteiras da sua indústria? Conheça as quatro "lentes" da inovação

Skarzynski e Gibson (2008) atestaram a incapacidade que a maior parte das organizações possuem em conseguir elaborar por si próprias inovações que sustentem a sua própria competitividade estratégica no longo prazo, isto é, inovações que possam alterar a curva de valor da sua indústria e colocar estas organizações à frente dos seus concorrentes em termos de performance e de satisfação alcançada junto dos seus clientes. Isto porque nem todas as organizações possuem, tal como sabemos, processos que lhes permitam sustentar um processo de inovação estratégica, mas principalmente, porque existem diversos bloqueios mentais ou dogmas que as inibem de produzir inovações radicais.

No entanto, existem gestores e líderes que querem de facto ir mais longe que os seus concorrentes e conseguir redefinir o seu mercado. Por isso, estes dois autores desenvolverem quatro princípios (ou lentes) que as organizações podem seguir de forma a sustentar as suas práticas de inovação:

1) Identificar ortodoxias e desafiá-las
2) Identificar descontinuidades
3) Incrementar as competências de inovação da organização
4) Compreender necessidades por satisfazer

Identificar ortodoxias e desafiá-las
Todas as indústrias possuem ortodoxias ou dogmas instalados, isto é, práticas realizadas à anos ou ideias instaladas e geralmente aceites por todos. Os dogmas impedem a inovação radical. Por exemplo, na indústria do software, até há bem pouco tempo, existia um dogma de que quem queria trabalhar legalmente com um determinado software teria de adquirir uma licença. Hoje, este dogma foi derrubado, com o modelo de aluguer SaaS (Software as a Service). Identificar dogmas e desafiá-los pode ser uma forma fácil de produzir inovações radicais.

Identificar descontinuidades
Existem várias tendências no mercado que nada tendo a ver umas com as outras podem revolucionar indústrias quando atingem um ponto de conversão. Por exemplo, o crescimento das telecomunicações móveis, da mobilidade e da internet ditaram o sucesso da indústria dos smarphones sobre o telemóvel tradicional (ou melhor, o sucesso do tráfego de dados sobre o tráfego de voz). Identificar possíveis pontos de convergência entre tendências pode levar a que as empresas utilizem estas "descontinuidades" de mercado (espaços livres de concorrência capazes de mudar o modelo de negócio de uma indústria).

Incrementar as competências de inovação da organização
Tipicamente os gestores dão mais valor ao marketing-mix da empresa do que às competências de inovação. Olhar mais para o portefólio de competências da organização do que para os produtos que comercializa actualmente é meio caminho para garantir o sucesso da implementação da política de inovação.

Compreender as necessidades por satisfazer
Se mais acima falámos da nova indústria dos smartphones, aqui podemos falar dos netbooks como caso de sucesso no domínio das necessidades por satisfazer. Esta inovação de produto permitiu a massificação da utilização dos laptops, especialmente em profissionais que preferem soluções de mobilidade ou em agregados familiares de baixo rendimento. Se um smartphone diferia de um telemóvel tradicional em termos de funcionalidades base, no netbook encontramos apenas um computador em ponto pequeno e mais acessível em preço.


Bibliografia:
Skarzynski P, Gibson R. 2008. Innovation to the core. Harvard Business Press.

Comentários