Como atingir mercados externos de forma eficaz?

Com a economia portuguesa a exportar cerca de 75% dos seus bens e mercadorias para o espaço comunitário, e estando este longe do dinamismo do crescimento económico das economias em expansão do sudoeste asiático, África e América Latina, as pequenas empresas devem procurar o quanto antes outros mercados, que lhes permitam um crescimento sustentado numa altura em que os seus mercados internos de origem estão a colapsar.

Tipicamente, as empresas têm duas grandes formas de fazer face a uma situação de acentuada quebra da procura por motivos de liquidez (ou seja, menos dinheiro na economia): ou reduzem o preços do seu cabaz ou diversificam. E no âmbito da diversificação, está a diversificação de produto (novos e melhores produtos ou serviços) e a diversificação geográfica (abordando novos mercados geográficos, internos ou externos).

Mas como muitas empresas não conseguem competir pelos preços (porque isto implica ou controlar a margem de venda ou controlar o custo da produção) ou pela diversificação de produto (porque ter um melhor produto implica ou produzi-lo ou garantir que o fornecedor o providencie, ou então delinear novas parceriais comerciais que liguem a empresa a novos fornecedores com produtos que preferencialmente não sejam comercializados no mercado de origem), resta apenas a diversificação geográfica.

E na diversificação geográfica, as empresas podem optar: por abordar os mercados mais próximos, sejam eles regionais ou nacionais, ou então os mercados mais apetecíveis (com maiores taxas de crescimento para o seu produto) onde quer que eles estejam.

Se a sua empresa pretende diversificar o seu raio de ação do ponto de vista geográfico, então:
1) Avalie concretamente os custos de investimento em todos os mercados possíveis
2) Analise as barreiras legais; muitos mercados fora da União Europeia têm regimes proteccionistas
3) Procure informações junto das embaixadas dos países ou das câmaras de comércio
4) Procure contactar com outros empresários que já têm negócios nesses países e aperceba-se das principais vantagens e dificuldades que enfrentam
5) Procure o melhor operador logístico e recorde-se que os custos de transporte podem fazer a diferença entre um negócio bem sucedido e outro mal sucedido
6) Procure, através das redes sociais, potenciais clientes ou potenciais importadores ou facilitadores de negócio junto dos locais de origem e contacte-os primeiro; é muito importante assegurar contactos prévios no terreno antes de fazer um plano de negócios
7) Asseguere-se de que traça um bom plano financeiro e de crédito: explorar mercados e parceiros de negócio que não conhece pode ser um risco para sério para o seu negócio
8) Estude a concorrência no terreno; se no seu mercado de origem não tem sucesso, corre o risco de no novo mercado também não o ter. Um estudo de mercado é fundamental para conhecer o meio.

A internacionalização é bastante difícil para as empresas de pequena dimensão e que principalmente não têm um conhecimento muito profundo dos mercados externos. É fundamental que isto possa acontecer. Caso contrário, leia novamente os oito pontos descritos atrás, procure conhecer o mercado, fale com parceiros, embaixadas e outros empresários, e procure ajuda. Mas numa situação de crise económica como a que vivemos, é mesmo muito importante que tome a decisão de avançar com o processo de diversificação de mercado.

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