As pequenas e médias empresas (PME) são essenciais para potenciar o crescimento de uma economia e garantir postos de trabalho. Quando um Governo pretende, seja em que país for, tornar a sua economia mais competitiva, tem de olhar para o grande mercado das PME e potenciar o seu crescimento.
Em Portugal, tal como noutros países, as PME são caracterizadas por uma reduzida escala, isto é, o número de colaboradores por empresa é reduzido, o que impossibilita maior especialização às pessoas dentro das empresas, em virtude da dispersão por vários tipos de tarefas que necessitam de energia para garantirem a sua execução. E como existe dispersão por vários tipos de tarefas, em diferentes áreas, as funções de marketing e vendas, tantas vezes apontadas como as funções core da cadeia de valor de uma empresa, não são suportadas devidamente, impedindo o crescimento estrutural das empresas.
As PME, para crescerem, necessitam desenvolver as suas funções de marketing e vendas. E é aqui que todos os empresários devem colocar a sua energia. Principalmente aqui. E como? Ficam algumas dicas que podem ser úteis:
1) A semana de trabalho, para um empresário ou empreendedor, facilmente se estende por 6 ou 7 dias. Em todas as semanas, deverá dedicar uma manhã ou tarde, em dia fixo, para se dedicar por inteiro a reformular a sua estratégia de atuação no mercado ou a melhorar a sua proposta de valor. Em suma, durante toda a sua semana de trabalho, deve dedicar 3 a 4 horas apenas a pensar como vender mais e como chegar a novos clientes. Todo e qualquer empresário tome este acontecimento como fixo e imutável na sua agenda. Nada é mais importante do que pensar como tornar a sua empresa mais competitiva e maior.
2) Colabore, colabore, colabore. Peça ajuda aos seus amigos. Peça ajuda aos seus colaboradores. Peça ajuda à associações de empresários da sua localidade ou concelho ou região. Coloque-se no mapa. Oiça opiniões diferentes. Distribua cartões de visita. Dê a conhecer a marca da sua empresa. Trace parcerias para colaborar na construção de novos canais de negócio. Por exemplo, use uma nova empresa para fazer publicidade à sua, e em troca na sua empresa faz publicidade à outra. Quantos mais contactos fizer, mais facilmente estará no centro de uma rede de negócios. Colabore!
3) Faça crescer a sua marca! Explore as redes sociais, explore a internet, explore a imprensa, realize pequenos eventos, traga clientes e novos clientes para dentro da sua empresa, dê a conhecer os seus produtos e serviços! As pessoas gostam de marcas fortes, e fazer crescer uma marca é muito difícil, porque envolve tempo e energia, mas é um dos melhores ativos que pode ter ao seu alcance!
4) Procure investidores e novos sócios para fazer crescer o seu negócio. Existem investidores estratégicos no mercado, pessoas que estão disponíveis para investir em negócios e construir uma empresa de sucesso em conjunto consigo. Coloque um anúncio em websites especializados como o Trespasse (www.trespasse.com), a Bolsa Portugal Negócios (www.bolsaportugalnegocios.com), ou procure empresas especializadas como a Komodo (www.komodo-group.com) para canalizar investidores para os seus negócios, pessoas com contactos comerciais e financiamento para fazer crescer a sua empresa.
Ficam algumas dicas para fazer crescer o seu negócio. Em futuros posts, aprofundaremos estes e outros assuntos.
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