Os desafios da inovação aberta para as empresas: abrir as organizações a redes de inovação para fomentar o crescimento
Por vezes, seguidores deste blog sugerem determinados temas ou assuntos para serem aqui debatidos. O tema de hoje foi-nos sugerido por e-mail pelo André Batista, que colocou a questão "como instalar redes de inovação em PME"?
Sabemos que as pequenas e médias empresas (PME), especialmente por razões de escala/dimensão e especialização, sentem muitas dificuldades para sustentar o seu crescimento. Normalmente os colaboradores das PME podem não ter a competência, a experiência ou a criatividade necessária para procurar novas formas para expandir a atividade da empresa, seja através de novos canais de negócio/distribuição, novos clientes ou pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços (no fundo, estamos a falar do desenvolvimento de instrumentos e processos para realizar mais vendas e conquistar mais mercado). E mesmo quando têm os atributos que identificámos acima (competência, experiência ou criatividade), enfrentam outros constrangimentos como falta de tempo (pelas mil e uma tarefas que desempenham) ou falta de energia pelo cansaço acumulado ao longo de dias e dias de trabalho esforçado para manter a PME competitiva no mercado. Certamente que existirão muitas outras razões que podem ser aqui transpostas... mas ou o "saber fazer" ou a "disponibilidade para fazer" são certamente dois grandes entraves para o crescimento das PME. Infelizmente, e em relação à "disponibilidade para fazer", nada mais podemos sugerir a não ser:
1) Dedique uma manhã ou tarde da sua semana para procurar novas ideias, novos parceiros, novos produtos, novos serviços, novos canais de distribuição que permitam à sua empresa crescer;
2) Não tem tempo para tal... pois bem, arranje maneira de organizar o seu tempo. Porque se tudo o resto é prioridade, fazer crescer a sua empresa deve ser a primeira das prioridades! Além do mais, apenas estamos a pedir que dedique uma tarde ou manhã a este processo... mas dedique-se de corpo e alma àquelas que podem ser as quatro horas da semana mais bem empregues na mesma.
Agora imagine que conseguiu arrumar a sua agenda, organizou as suas prioridades, e lá conseguiu arranjar uma manhã ou tarde por semana para investir em inovação na sua empresa. O que fazer agora? Pois bem, se está sem ideias, ainda bem que existe algo maravilhoso e tão simples como o conceito de inovação aberta. E isto é o quê? A inovação aberta parte do princípio que a maioria das inovações que a sua empresa irá produzir ou adotar têm como origem fontes de inovação externas à sua empresa. Como é mesmo? Importa-se de explicar outra vez?
Sim, inovação aberta é utilizar recursos externos à sua empresa para inovar. Dito de outra forma, existem mais cérebros fora da sua empresa que dentro da mesma. Portanto, comece a utilizar ativamente essas fontes de informação! Exemplos:
1) Convide amigos seus ou ex-colegas de faculdade ou trabalho para uma reunião na sua empresa. Ofereça-lhes um café, pergunte como está a sua vida profissional, que novos projetos estão a desenvolver nas suas empresas, como as empresas deles se mantêm competitivas no mercado, como gerem as pessoas e a inovação, como desenvolvem negócio, e por último se você ou a sua empresa podem contribuir nalgum projeto. Em última instância, aproveite algumas boas ideias para si e para a sua empresa;
2) Seus amigos ou ex-colegas não têm disponibilidade? Nem mesmo para um jantar em casa ou uma saída à sexta-feira à noite? Então, na impossibilidade de conversar com os mesmos, tenha reuniões com clientes ou fornecedores. Pergunte-lhes, por exemplo, quais as expetativas deles em relação ao desenvolvimento de produtos e serviços por parte do mercado ou como imaginam que será o futuro. Aos clientes, pergunte-lhes ainda que objetivos têm para o futuro e como a sua empresa pode ajudar a satisfazê-los. Aos seus fornecedores, procure novas ideias, produtos ou serviços que permitam ser revendidos ou potenciados em mercado. Procure novos fornecedores e proponha alianças com os mesmos para desenvolvimento de negócio em conjunto. Os fornecedores acabarão por sentir o seu entusiasmo e como todos querem vender mais, provavelmente até melhores condições comerciais lhe poderão arranjar para atacar alguns novos clientes estratégicos em conjunto;
3) Aproxime-se de Universidades e Associações Empresariais. Realize eventos em conjunto. Proponha conferências ou seminários. Convide empresas, clientes, amigos e outros profissionais da área a juntarem-se. Faça networking. Desafie investigadores, alunos ou startups a conhecerem a sua empresa. Procure ativamente novas formas de crescer!
No fundo, as PME que procuram ativamente novas formas de crescer é a imagem que acabam transmitindo para o mercado. Se quer ser visto como inovador... inove! Apareça sempre a fazer coisas novas no mercado. Mas abra-se! Não se feche na sua empresa. Comunique, comunique e comunique. E trabalhe muito em rede. Utilize ativamente a inovação aberta para ir mais longe, e boas vendas!
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